top of page

Terra Brasil: terra queimada




BRASIL. Terra adorada. Tenho certeza de que não era este o destino que você esperava viver. Você que sempre ofertou tanto. Rios, florestas, uma diversidade de alimentos, paisagens de tanta beleza, uma abundância natural de nutrir o corpo, o coração e a alma.


Não soube o seu povo chegado cuidar, proteger, compartilhar, honrar e reverenciar a sua beleza por natureza como faziam, fazem e sempre farão os originários desta terra. Longe disso, e na contramão da sua divina fauna e flora, o projeto que se iniciou desde sua invasão tem sido sucessiva e progressivamente na contramão dos seus valores essenciais de preservação e manutenção da vida. Seus inquilinos atuais insistem em ignorar sua sabedoria e a dos povos originários que são os guardiões de tanto conhecimento ancestral. É desanimaDOR.


BRASIL, solo sagrado. Não souberam seus descendentes fazer valer seu cântico registrado em hino. Aquele poema que sugere a identidade pátria. Que espelha a sua grandeza, com bosques e rios, flores e vidas, raio vívido de amor e esperança. Em menos de um século de composição do hino nacional o que se vê nas suas terras são rastros de uma enorme devastação.  O gigante pela própria natureza está ameaçado e resta saber qual futuro espelhará sua grandeza que vem sendo consumida vorazmente.  Seus representantes oficiais, ditos brasileiros se furtam dos direitos da sua natureza e se fartam de uma exploração indevida, uma ganância colossal em nome da política, do progresso econômico e do crime organizado. Não à toa, este cenário acelera e reforça também a herança colonizadora que gerou toda as diferenças do que deveriam ser as igualdades da sua diversidade social e ambiental.  É desesperaDOR.


Terra BRASILIS, mãe gentil. Estamos desalmados e dormentes. São poucas as pessoas de muita coragem que lutam pela preservação das suas fontes de vida em prol de um bem comum coletivo.  Elas conhecem o valor da sua inteligência sistêmica, entendem a interdependência e a conexão que existe entre seus biomas e a nossa permanência em seu solo. São elas que defendem muitas vezes com a própria vida o seu berço esplêndido, para que ele seja realmente eterno. É desafiaDOR.


A crise que vivemos, é climática, sem dúvida nenhuma, decorrência dos maus tratos e de uma pobreza de espírito de um sistema que se considera superior ao seu. Deixamos de fora do “conjunto HABITATcional” que você generosamente ofertou uma variedade de espécies por não reconhecer seus direitos, valores e semelhança. Ou pior, ainda numa predileção pela dominação reconhecer apenas o valor mercantil daquilo que pode ser rentável para o bolso de alguns poucos. É assustaDOR.


BRASIL, terra garrida. Sei que não existe perdão capaz de regerar o que você levou séculos para conceber. Pois, cada árvore derrubada carrega uma expressão de vida única que alimenta muitas outras espécies, inclusive a nossa. Cada sistema violado tem uma combinação alquímica cuja fórmula é difícil de reproduzir. Nós que te consagramos em palavra e canto por seus campos floridos e bosques cheios de vida estamos te devendo uma revisão de conduta, pois o hino que te defende e representa nacionalmente está desatualizado na prática. É desolaDOR.



BRASIL, terra adorada. Me desculpe pelo desabafo. Quero sim acreditar que um filho seu não foge à luta e que possa reinar em nós o amor, o otimismo e a esperança embora eu saiba que é preciso muito mais do que isso para sustentar a paz no futuro e glória no passado.

Mas, que teus filhos possam fazer viver em você, um BRASIL onde o amor e natureza eterna sejam símbolo num cenário de preservação, respeito, igualdade, justiça econômica, social e ambiental e de um contexto muito mais ÂNIMAdor.

Comments


20231128_145041.jpg

Conheça esse termo usado por quem lança um olhar generoso para natureza.

Inscreva-se e receba em primeira mão todas as histórias do blog terra que te quero.

Agradeço pela inscrição

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page